Notícias

PEP 2013 - Inscrições Abertas até dia 17/12
PEP
29/11/2012

 As inscrições para as provas do PEP – Programa de Educação Profissional de Minas Gerais já se encontram abertas e vão até dia 17 de dezembro de 2012.

 

Este programa é aberto para alunos regularmente matriculados no 2º ou 3º ano do Ensino Médio da rede pública estadual, os estudantes do curso de educação de jovens e adultos (EJA), na modalidade presencial, e aqueles que já concluíram o ensino médio em instituições públicas ou privadas, desde que não estejam cursando o ensino superior

 

Antes de mais nada, conheça o Manual do Candidato e saiba tudo sobre como participar do PEP. Este Manual e demais informações estão disponíveis no site oficial do programa:

http://www.pepminas.com.br

 

Links úteis:

• Formulário de Inscrição.

• Manual do Candidato.

• A última versão do cronograma de execução desta edição 2013 do programa se encontra no endereço:

 

 

Conheça o PEP e os Cursos Técnicos do Colégio INPA. A Secretaria do Colégio está sempre à disposição no caso de eventuais dúvidas.

 

Link para o formulário de inscrição.

 

SUCESSO!

 

Criado em 2007 o Programa de Educação Profissional - PEP é mantido pelo governo de Minas Gerais por meio da Secretaria de Estado de Educação/ Superintendência de Desenvolvimento da Educação Profissional. No período de 2008 a 2012, foram atendidos aproximadamente 200 mil alunos.
Este Programa busca prover educação profissional e formação técnica em nível médio, atendendo as demandas regionais e municipais, identificando e diagnosticando tendências do mercado de trabalho e necessidades de mão de obra, oportunidade e empregabilidade, qualificando e aperfeiçoando o cidadão, formando técnicos em vários segmentos e contribuindo para o desenvolvimento econômico do Estado.
 
Público Alvo
Alunos regularmente matriculados no 2 ou 3 anos do ensino médio da rede pública estadual, os estudantes do curso de educação de jovens e adultos (EJA), na modalidade presencial, e aqueles que já concluíram o ensino médio em instituições públicas ou privadas, desde que não estejam cursando o ensino superior.
 
Parceiros
Fazem parte da Rede Mineira de Educação Profissional os setores público e privado, entidades filantrópicas, órgãos e secretarias do Governo e Prefeituras.
 
Regiões
O PEP está presente em 229 municípios nas 10 regiões do Estado de Minas Gerais: Noroeste de Minas, Alto Paranaíba, Triângulo, Sul de Minas, Centro Oeste de Minas, Centro, Mata, Rio Doce, Jequitinhonha, Mucuri, Norte de Minas
Dentro deste recorte a SEE/MG atua de forma a promover a Educação profissional em todo Estado. Nas vocações e potencialidades regionais, destacam - se ações da SEE/SEP na realização de estudos, diagnósticos, introdução de novas tecnologias e metodologias de ensino em consonância com as demandas de cada região e o setor produtivo.
 
Eixos Tecnológicos
Os cursos do Programa de Educação Profissional - PEP contemplam os 11 eixos tecnológicos conforme o catálogo nacional de cursos técnicos : ambiente e saúde e segurança, controle e processos industriais, apoio educacional, gestão e negócios, hospitalidade e lazer, informação e comunicação , infra estrutura, produção alimentícia, produção cultural e design, produção industrial e recursos naturais.
No quadriênio de 2011 a 2014 a SEE/MG pretende expandir de forma significativa a oferta de vagas para educação profissional em nível Técnico para jovens e adultos, fomentar parcerias entre instituições de ensino e empresas do setor púbico e privado para a oferta da educação profissional ampliando as chances de obtenção de estágio e emprego.
 
Fonte: Portal da Educação da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
 

© INPA - Instituto Pedagógico Arcoense
Av. Governador Valadares - 417 - Centro
Arcos - Minas Gerais - 35588-000
Tel.: 37 3351-3222 Fax: 37 3351-3222
ExpandWEB - Desenvolvimento, criação, manutenção de web sites - Hospedagem WEB e Publicidade e Propaganda :: www.expandweb.com © INPA - Instituto Pedagógico Arcoense
Todos direitos reservados